Cidades

Passaporte da vacinação ainda sem adesão em Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Passaporte da vacinação ainda sem adesão em Niterói
|  Foto: Foto: Karina Cruz
Bancos não estão exigindo comprovante de vacinação. Foto: Karina Cruz

Estabelecimentos do Centro, Zona Norte e Zona Sul de Niterói foram flagrados descumprindo o decreto que exige passaporte de vacinação, que começou a valer a partir desta sexta-feira (1º). A cidade estabelece que as pessoas devem apresentar o comprovante de vacinação em lugares públicos e privados.

Na Zona Norte, bancos no entorno da Alameda São Boaventura, no Fonseca, não estavam exigindo o comprovante, assim como no horto do bairro, que além do não cumprimento do decreto, ainda foram flagradas pessoas sem máscara.

No Centro, além das agências bancárias, lojas e shoppings também não aderiram à exigência do executivo. O decreto é assunto polêmico para a população, visto que alguns concordam e outros não.

"Eu acho que não precisa disso tudo. As pessoas já estão se protegendo com máscaras. Eu trabalho em comércio, nessa crise que estamos não dá para escolher para quem vender", desabafou uma vendedora de 28 anos, que preferiu não ser identificada na reportagem.

Em contrapartida, o técnico em Tecnologia e Informação, Leonardo Alves, alertou para importância da vacinação e para a necessidade de fiscalização por parte da prefeitura.

"Acho muito importante, pois com os lugares exigindo o passaporte as pessoas vão ter que se vacinar. Mas verdade seja dita, para isso acontecer deve haver uma fiscalização ou até uma punição para os locais que descumprirem a lei", disse.

Na Zona Sul de Niterói também não foi encontrada nenhuma exigência de passaporte para entrar nos estabelecimentos. No Campo de São Bento, em Icaraí, uma senhora, que preferiu não ser identificada, reforçou a fala do Leonardo e se queixou do descumprimento.

“Eu sou de Portugal, lá já estava exigindo. Acho que é importante, pois só assim para gente conseguir voltar à normalidade: as pessoas têm que se vacinar. Eu cheguei há pouco tempo no Brasil, estou morando na Rua Álvares de Azevedo, e até agora não vi nenhuma exigência”, relatou.

Especialista

Para o infectologista da Universidade Federal do Estado do Rio (Unirio) José Pozza Júnior, a exigência do passaporte sanitário atrai mais pessoas para vacinação e pode controlar a pandemia.

"Após exigência do passaporte sanitário, a busca por vacina aumentou muito. A gente vê que vários grupos que tinham perdido a data da vacinação ou tinham perdido até a segunda dose voltaram a procurar um posto para se vacinar. Com a maior parte da população vacinada é mais fácil o controle da pandemia", informou.

De acordo com a prefeitura, a responsabilidade para fiscalização da exigências fica a cargo dos estabelecimentos. No entanto, questionada sobre quais consequências para o descumprimento dessas medidas, o Executivo ainda não respondeu.

< MAC com entrada gratuita até domingo em Niterói Outubro traz grande destaque para brasileiros no Ultimate Fighting Championship <